01/12/2017 - 16:31:09
Administrador
voleibol
VOLEI MISTO 2017 - Regulamento

5º CAMPEONATO REGIONAL DE VOLEI MISTO DE REALEZA/2017

 

REGULAMENTO

 

 

  • Da Organização:

 

       O 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 é um evento esportivo do calendário oficial do Departamento Municipal de Esportes de Realeza será disputado de acordo com as regras oficiais da CBV e CBB em vigor e de conformidade com as normas do presente regulamento e reger-se-á pelo presente Regulamento Geral.

 

  • Objetivo:

 

           Promover a interação e a integração entre os participantes do Vôlei Misto, estimulando parcerias, amizades, integração das equipes, bem como o desenvolvimento de hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida e preservação da saúde. Assim como promover o espírito de competição e cooperação esportiva.

 

 

  • Inscrições dos participantes:

 

  1. a) Poderão inscrever-se qualquer equipes do município ou de outros municípios vizinhos, sob a responsabilidade de uma pessoa credenciada somente como técnico e/ou dirigente, que assinará a Ficha de Inscrição e será responsável pela equipe durante o campeonato junto ao Departamento de Esportes, e a mesma deverá ser conhecedora deste regulamento.

              

  1. b) As fichas de inscrições deverão ser retiradas na sala do Departamento de Esportes junto ao Departamento de esportes no Centro Esportivo Municipal de Realeza , e devolvidas no mesmo lugar até as 19:00 horas, do dia 09 de Novembro  de 2017, ou pelo e-mail: dptoesportes@ gmail.com.

 

  1. c) A taxa de inscrição segue o acordo de cavalheiros que por equipe será no valor de R$ 200,00 (duzentos Reais) em moeda vigente no país e devera ser efetuada junto com a inscrição da equipe sendo rateada entre os campeões.

 

  1. d) Para participar do 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017, os atletas terão que apresentar a arbitragem, antes do início do jogo, um dos seguintes documentos:

Carteira de Identidade

CNH – com foto legível.

 

  1. e) As equipes poderão completar o número máximo de 12 atletas até o Congresso Técnico, ficando proibida a inclusão e/ou substituição após o mesmo, salvo se houver duplicidade de inscrição de atletas, e o mesmo optarem jogar por outra equipe.

 

  1. f) A inscrição de atletas menores de 18 anos deixará claro que os mesmos possuem autorização dos pais para participar do campeonato, cabendo a responsabilidade à equipe cujo atleta foi inscrito.

 

  1. g) No ato da inscrição o atleta deixará claro que se encontra apto para a prática do voleibol, cabendo toda a responsabilidade ao mesmo.

 

  • - Poderá participar do 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 todos os inscritos até o primeiro dia de jogo de cada equipe.

 

  • - A equipe somente poderá participar dos jogos após efetuar o pagamento de sua inscrição até o primeiro jogo de sua equipe, na secretaria do departamento.

 

 

  • Do número de atletas:

 

  1. O número de atletas será de até 12. O objetivo é de ter no mínimo oito (08) e o máximo doze (12) atletas em cada equipe, metade para ambos os sexos.

 

 

  • Dos uniformes:

 

  1. Os uniformes serão de responsabilidade das equipes inscritas no evento sendo que estes deverão estar numerados e devidamente adequados ao jogo; (tênis, shorts e camiseta numerada)

Parágrafo único – considera-se uniforme: camisas, e calções.

                                        

 

  • Da forma de disputa:

 

  1. O 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 será disputado de acordo com as regras da Confederação Brasileira e Federação Internacional de Voleibol, sendo considerado conhecedor todo (a) participante inscrito (a), com exceção das alterações contidas no capítulo GERAIS.
  2. A forma de disputa do 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 será definida em arbitral conforme número de participantes.
  3. A fase semifinal e final será disputa em jogo único.
  4. A fase final terá a disputa do terceiro lugar e a disputa do 1º lugar.

 

 

  • Da pontuação/ critérios de desempate:

 

  1. Todos os jogos da primeira fase serão realizados em melhor de 3 sets sendo conferido para critério de pontuação o seguinte:
  • Vitória por 2x0 – 3 pontos
  • Vitória por 2x1 – 2 pontos para equipe vencedora e 1 ponto para a equipe perdedora.
    1. Na fase semifinal e final os jogos serão em melhor de 3 sets.

 

  1. Critério de desempate:
  2. I) Maior número de pontos conquistados – conforme 7.a.
  3. II) Confronto direto (apenas no caso do empate entre duas equipes);

III) Set average (número de sets conquistados divididos pelo número de sets perdidos);

  1. IV) Pontos average (número de pontos conquistados divididos pelo número de pontos perdidos);
  2. V) Sorteio.

 

 

  • Arbitragem:
    1. A arbitragem será feita pelos árbitros indicados pelo Departamento Municipal de Esportes de Realeza e ou convidados para este fim. Não caberá veto á arbitragem.

 

 

9)  Das premiações:

 

  1. Serão conferidas as seguintes premiações as equipes classificadas em:

 

  • 1º Lugar – 01 troféu e medalhas e 50% valor arrecadado
  • 2º Lugar – 01 troféu e medalhas e 25% valor arrecadado
  • 3º Lugar – 01 troféu e medalhas e 15% valor arrecadado
  • 4º Lugar – Medalhas e 10% valor arrecadado

 

 

10)  Horário de comparecimento aos jogos:

 

  1. Os jogos do Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 serão realizados nos sábados a tarde, no Centro Esportivo Municipal, Rua Marco Aurélio, 2434 no Bairro João Paulo II de Realeza.

 

  1. O 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 terá seu início no dia 18 de Novembro de 2017.

 

 

  1. É de responsabilidade das equipes e dos (as) atletas estar presente para o horário do jogo de sua equipe 15 (quinze) minutos antes do início previsto para o início da partida.

 

  1. O Primeiro jogo de cada rodada terá a tolerância de 15 minutos para o início da partida. As partidas subsequentes, mesmo que ocorra um WxO, deverão obedecer ao horário divulgado pela organização (sem tolerância).

 

  1. Conforme discutido em reunião arbitral, mesmo que a equipe não tenha o mínimo de atletas (seis atletas) o jogo poderá ser iniciado desde que não ultrapasse o limite de 3 (três) atletas do sexo masculino.

 

  1. Em caso de atraso de atletas somente poderão adentrar a quadra o atleta que já estiver com a documentação na mesa.

 

  1. A equipe que não comparecer em 01 (um) jogo estará automaticamente eliminado do Campeonato.

 

 

  • Disposições Gerais:

 

  1. Cada equipe deverá obrigatoriamente jogar com 3 homens e 3 mulheres ou ainda se necessário mais mulheres que homens.

              a.1) Durante a atuação da equipe em quadra, a presença de atletas homens e atletas mulheres, poderá ocorrer somente da seguinte forma:

  • 03 H. e 03 M.
  • 02 H. e 04 M.
  • 01 H. e 05 M.

 

  1. As substituições deverão acontecer por sexo, sendo que masculino substitui masculino e feminino substitui feminino, sendo vedada a substituição de um (a) atleta por um (a) atleta de outro naipe.

 

  1. A altura da rede será 2,33m.

 

  1. O tempo de aquecimento será de ataque 3 minutos e saque 1 minuto.

 

  1. É facultativo o uso do jogador “líbero” em quadra, ficando a critério das equipes a utilização do mesmo. No Caso em que a equipe usar o líbero esta deverá ser do sexo feminino.

 

  1. O capitão da equipe é o responsável pela escalação do time na papeleta de jogos, em solicitar o tempo técnico e a solicitação de substituição de atletas no jogo.

 

  1. Caso a equipe queira ter um técnico, o capitão da equipe deverá informar a coordenação do campeonato o nome da pessoa, sendo proibida a troca do mesmo no decorrer do evento esportivo.

 

  1. O técnico indicado pela equipe não poderá estar participando como jogador no torneio.

 

  1. Não será alterada a programação dos jogos para atender a necessidade de qualquer equipe, salvo motivo de força maior e se o Departamento de Esportes considerar conveniente ou necessário.

 

12)  Medidas disciplinares:

 

As   infrações  e   ocorrências   cometidas   no transcorrer da competição serão processadas e julgadas pela Comissão de Justiça e Disciplina de Realeza com base nas súmulas dos jogos, nos relatórios das equipes e da arbitragem.

 

  1. O (a) atleta que ofender e/ou agredir físico ou verbalmente outro (a) atleta, organizador, árbitro estará automaticamente excluído do 5º Campeonato Regional de Vôlei Misto de Realeza – 2017 , podendo ainda responder a processo na justiça desportiva.

 

  1. Qualquer caso omisso será resolvido, inapelavelmente, pela coordenação e Diretoria de Esportes do Município de Realeza.

 

 

13)  Disposições Finais

 

  1. As equipes e atletas ficam cientes de que suas participações no citado Campeonato autorizam o Departamento Municipal de Esportes de Realeza, bem como terceiros por ela contratados, a utilizar e divulgar sua imagem para fins institucionais e/ou promocionais em qualquer meio de veiculação e comunicação, no Brasil e exterior. Não cabendo ao participante e nem àquele que o representa nenhum tipo de indenização ou pagamento pela utilização e uso da imagem, que ora são cedidos, de forma gratuita e sem qualquer ônus.
  2. Todo participante do campeonato é passível de punição, mesmo que não esteja participando da partida em disputa.
  3. Só poderão ficar no banco de reservas atletas devidamente inscritos e uniformizados, Técnico e dirigente devidamente credenciado.
  • Único – não será permitida a permanência na quadra, tanto de atletas quanto de dirigentes sem o uso de calçados ou com uso de calçado aberto (chinelo ou sandália), bonés, boinas ou chapéus e/ou sem o uso de camisas/camisetas nem tampouco com camisetas regatas.

 

  1. - Os atletas inscritos obrigar-se-ão a respeitar os princípios impostos pelos códigos e regras em vigor, bem como as normas deste regulamento.
  2. O Departamento de Esportes expedirá normas e instruções complementares que se fizerem necessárias à execução do presente regulamento.
  3. Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Esportes, através de comunicação formal às partes interessadas.

 

          Todas as informações esportivas e de lazer são publicadas no sitio oficial www.realezaesportes.com.br

 

Departamento  M. de Esportes de Realeza

Novembro / 2017.