25/06/2018 - 15:35:38
Administrador
voleibol
REGULAMENTO GERAL - VOLEI MISTO E JUVENIL DE REALEZA

 

6º CAMPEONATO DE VOLEI MISTO E 1º CAMPEONATO DE VOLEI FEMININO JUVENIL/2018

REGULAMENTO

 

 

1)  Da Organização:

 

a)  O 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018 é um evento oficial do Departamento Municipal de Esportes de Realeza e reger-se-á pelo presente regulamento geral.

 

2)  Objetivo:

 

a)  Promover a interação e a integração entre os participantes do 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018 Levar lazer aos participantes assim como promover o espírito de competição e cooperação esportiva.

 

3)  Inscrições dos participantes:

 

a)          O Campeonato será dividido em duas Categorias: Misto e Juvenil.

1.   Poderão inscrever-se pra o campeonato atletas de ambos os sexos que atendam os seguintes requisitos:

2.        Estar relacionado na ficha de inscrição observando o prazo de inscrição e a Categoria;

3.        Os atletas relacionados em duas ou mais fichas de inscrição estarão automaticamente eliminados da competição desde que contenham as assinaturas.

4.        Atletas menores de idade terão sua inscrição e participação autorizada sob-responsabilidade de seus dirigentes.

5.        Conforme arbitral realizado no dia 16/05/2018, só serão aceitos atletas do município de Realeza que trabalham, residam ou que possuam o título de eleitor do município.

 

b)  Poderão participar do 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018  todos os inscritos até a primeira fase desde que não ultrapasse a quantia de 12 atletas.

c)   As inscrições serão gratuitas.

 

4)  Do número de atletas:

 

a)  O número de atletas será de até 12. O objetivo é de ter no mínimo oito (08) e o máximo doze (12) atletas em cada equipe, não importando se para isso seja mais homens ou mais mulheres no caso da Categoria “Vôlei Misto”, na Categoria “Feminino Juvenil” só mulheres sem limites de idade (acordo em professores).

 

 

 

5)  Dos uniformes:

 

a)  Os uniformes serão de responsabilidade das equipes inscritas no evento sendo que estes deverão estar numerados e devidamente adequados ao jogo; (tênis, shorts e camiseta numerada). Caso não possuam poderão jogar com outros uniformes ou Departamento ceder às camisas.

 

 

6)     Da forma de disputa:

 

a)  O 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018 será disputado de acordo com as regras da Confederação Brasileira e Federação Internacional de Voleibol, sendo considerado conhecedor todo (a) participante inscrito (a), com exceção das alterações contidas no capítulo GERAIS.

b)  A forma de disputa do 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018 será definida em arbitral conforme número de participantes.

c)   A fase semifinal e final será disputa em jogo único.

d)  A fase final terá a disputa do terceiro lugar e a disputa do 1º lugar.

 

 

7)  Da pontuação/ critérios de desempate:

 

a)  Na fase de classificação serão realizados 3 (três) sets sendo conferido 1 (um) ponto para cada set vencido.

b)  Na fase semifinal e final será em jogo único no melhor de 3 (três) sets.

c)   Critério de desempate:

I) Maior número de pontos conquistados – conforme 7.a.

II)  Confronto direto (apenas no caso do empate entre duas equipes);

III) Set average (número de sets conquistados divididos pelo número de sets perdidos);

IV) Pontos average (número de pontos conquistados divididos pelo número de pontos perdidos);

V) Sorteio.

 

 

8)  Arbitragem:

a)  A arbitragem será feita pelos árbitros indicados pelo Departamento Municipal de Esportes de Realeza e ou convidados para este fim.  Não caberá veto á arbitragem.

 

 

9)  Das premiações:

 

a)  Serão conferidas as seguintes premiações as equipes classificadas em:

 

      1º colocado: troféu e medalhas

      2º colocado: troféu e medalhas

      3º colocado: troféu e medalhas

      4º colocado: medalhas

 

 

10)  Horário de comparecimento aos jogos:

 

a)  Os jogos do 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018 serão realizados à noite, no Centro Esportivo Municipal, no Bairro João Paulo II.

 

b)  O 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018 terá seu início no dia 03 de Maio de 2017.

 

c)   É de responsabilidade das equipes e dos (as) atletas estar presente para o horário do jogo de sua equipe 15 (quinze) minutos antes do início previsto para o início da partida.

 

d)  O Primeiro jogo de cada rodada terá a tolerância de 15 minutos para o início da partida e caso a equipe não tenha o mínimo de jogadores necessários para iniciar a mesma (seis atletas), a equipe será considerada perdedora por não comparecimento (WXO), sendo atribuído à equipe vencedora 2 (dois) pontos e o placar de 2x0 sets (25x00).

 

e)  Somente na fase semifinal o atleta poderá participar de um jogo quando este se apresentar antes do termino do primeiro set do jogo em questão. Após o termino do 1º set nenhum atleta poderá participar mais do jogo a disputar.

 

f)    A equipe que não comparecer estará automaticamente eliminado do campeonato e todos os seus jogos considerados perdedores pelo placar de 2x0sets (mesmo os jogos já realizados pela equipe eliminada).

 

 

 

11) Disposições Gerais:

 

a.   Cada equipe deverá obrigatoriamente, na Categoria “Misto” jogar com 3 (três) homens e 3(três) mulheres ou ainda se necessário mais mulheres que homens.

              a.1) Durante a atuação da equipe em quadra, a presença de atletas homens e atletas mulheres, poderá ocorrer somente da seguinte forma:

·         03 H. e 03 M.

·         02 H. e 04 M.

·         01 H. e 05 M.

 

b.   As substituições deverão acontecer por sexo, sendo que masculino substitui masculino e feminino substitui feminino, sendo vedada a substituição de um (a) atleta por um (a) atleta de outro naipe.

 

c.    A altura da rede será 2,33m.

 

d.   O tempo de aquecimento será de ataque 3 minutos e saque 1 minuto.

 

 

e.   É facultativo o uso do jogador “líbero” em quadra, ficando a critério das equipes a utilização do mesmo. No Caso em que a equipe usar o líbero esta deverá ser do sexo feminino.

 

f.     O capitão da equipe é o responsável pela escalação do time na papeleta de jogos, em solicitar o tempo técnico e a solicitação de substituição de atletas no jogo.

 

g.    Caso a equipe queira ter um técnico, o capitão da equipe deverá informar a coordenação do campeonato o nome da pessoa, sendo proibida a troca do mesmo no decorrer do evento esportivo.

 

h.   O técnico indicado pela equipe não poderá estar participando como jogador no torneio.

 

 

 

12)  Medidas disciplinares:

 

As   infrações  e   ocorrências   cometidas   no transcorrer da competição serão processadas e julgadas pela Comissão de Justiça e Disciplina de Realeza com base nas súmulas dos jogos, nos relatórios das equipes e da arbitragem.

 

 

a.  O (a) atleta que ofender e/ou agredir física ou verbalmente outro (a) atleta, organizador, árbitro estará automaticamente excluído do 6º Camp. de Vôlei Misto e o 1º Camp. Feminino Juvenil de Realeza – 2018, podendo ainda responder a processo na justiça desportiva.

 

b.  Qualquer caso omisso será resolvido, inapelavelmente, pela coordenação e Diretoria de Esportes do Município de Realeza.

  

 

13)  Disposições Finais

 

a)   As equipes e atletas ficam cientes de que suas participações no citado Campeonato autorizam o Departamento Municipal de Esportes de Realeza, bem como terceiros por ela contratados, a utilizar e divulgar sua imagem para fins institucionais e/ou promocionais em qualquer meio de veiculação e comunicação, no Brasil e exterior. Não cabendo ao participante e nem àquele que o representa nenhum tipo de indenização ou pagamento pela utilização e uso da imagem, que ora são cedidos, de forma gratuita e sem qualquer ônus.

b)   O Departamento de Esportes expedirá normas e instruções complementares que se fizerem necessárias à execução do presente regulamento.

c)   Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Esportes, através de comunicação formal às partes interessadas.

           Todas as informações esportivas e de lazer são publicadas no sitio oficial www.realezaesportes.com.br

 

Departamento de Esportes

Junho/2018

46-3543.2813 ou 021-46-999177316