11/07/2019 - 16:47:36
Administrador
bocha
BOCHA 48 /2019 - "DUPLA E EQUIPE" - REGULAMENTO GERAL

Prefeitura Municipal de Realeza

Departamento de Esportes

 

 

 

11. CAMPEONATO
MUNICIPAL DE "BOCHA 48"/

                                                         

                    2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome:

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHA “48” – 2019

“DUPLA” E “EQUIPE”

 

TITULO I

 

REGULAMENTO GERAL

 

 

CAPITULO I

 

DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

Art.01° - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem o campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” e obriga aos que com ele tenham relações a sua total obediência.

Art.02° - São considerados conhecedores do Regulamento Geral e técnico do campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”   e do C.J.D.M (Comissão de Justiça Desportiva Municipal), os participantes que assim sendo, se submeterão sem reservas a todas as determinações, disposições e as consequências que, pelo seu não cumprimento deles possam emanar.

Art.03° - È de competência do Departamento de Esportes a coordenação do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”.

Art.04° - A interpretação deste Regulamento e seu fiel cumprimento ficarão sob-responsabilidade do Departamento de Esportes e Comissão Disciplinar.

Parágrafo Único – A Comissão Disciplinar se baseará no “Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva do Paraná” e utilizará esse regulamento em forma de subsidio, objetivando dirimir dúvidas existentes ou que venham a surgir na resolução dos processos.

 

CAPITULO II

 

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

 

Art.05° - O Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”  é uma promoção do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Realeza.

 

Art.06° - O Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”  , tem como finalidade desenvolver o intercâmbio esportivo e proporcionar boas relações entre Dirigentes, Técnicos e atletas, estabelecer uma união segura entre desportistas, Comunidades, Associações e o Poder Público. E tem como objetivo o de exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação da personalidade, criando uma integração social deste com o esporte de maneira que possa tornar-se participativo e fazendo surgir novos valores no panorama desportivo Municipal, Estadual e Nacional.

 

CAPITULO III

 

DA COMPETIÇÃO

 

Art 07° - O Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” de Realeza utilizará as regras que constam nesse regulamento.

 

Art. 08° - O Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”, será disputado em equipes (Quartetos) e duplas (dois).

 

Art. 09° - O Campeonato será disputado na categoria Masculino Livre.

 

Art.10° - Na vigência do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” serão reconhecidos pelos participantes como autoridades, dentro de suas funções, os seguintes órgãos e pessoas:

a)        Departamento de Esportes

b)       C.J.D.M (Comissão de Justiça Desportiva Municipal),

 

Art.11° - A competição será realizada conforme definido na tabela de jogos, sendo que na tabela constarão os dias, locais e horários a serem cumpridos pelas equipes.

 

 

CAPITULO IV

 

DEPARTAMENTO DE ESPORTES

 

Art.12° - Compete ao Departamento de Esportes

a)       Nomear auxiliares específicos para o bom andamento dos trabalhos;

b)       Providenciar quanto às demais atribuições deste regulamento;

c)       Prestar ao C.J.D.M. informações e esclarecimento, quando solicitados;

d)       Responsabilizar as equipes por qualquer excesso praticado por seus integrantes;

e)       Baixar Resoluções, Portarias e Notas Oficiais;

f)         Resolver qualquer caso urgente não previsto nesse regulamento;

g)       Controlar a documentação de inscrição e registro;

h)       Expedir Boletins

i)         Protocolar e Controlar a entrada e saída de documentos;

j)        Prestar informações e esclarecimentos aos representantes credenciados das equipes

k)       Atender a Imprensa.

l)         Apresentar Relatório Final.

m)     Organizar e dirigir a competição de acordo com o Regulamento

n)       Elaborar a programação dos jogos.

o)       Designar local e horário para jogos;

p)       Providenciar a divulgação da programação, resultados e dos assuntos de ordem técnica e administrativa;

q)       Tomar decisões, quando houver necessidade, em assuntos referentes a parte técnica da competição;

 

 

CAPITULO V

 

COMISSÃO DISCIPLINAR

 

Art.13° - Todos os aspectos disciplinares que ora venha a ocorrer no Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” será julgada pela Comissão de Justiça e Disciplina do município de Realeza.

 

Art.14° - A Comissão Disciplinar se baseará no Regulamento da Competição, para tomar as decisões.

 

Art.15° - Compete a Comissão Disciplinar processar, julgar, instaurar processos, abrir inquéritos, requisitar ou solicitar informações e providências conforme preconiza o “Código de Organização, Justiça e Disciplina Desportiva do Paraná”.

 

Art.16° - Desempenhar outras funções que lhe sejam conferidas por portaria ou resoluções emanadas Departamento de Esportes.

 

CAPITULO VI

 

RESPONSÁVEIS DAS CANCHAS

 

Art.17° - Compete ao Responsável da Cancha:

a)       Fornecer o material necessário para os jogos, tais como um jogo de bochas em condições.

b)       Preparar os locais de jogos, que deverão estar em perfeitas condições;

c)       Providenciar para os dias de jogos um organizador das bochas;

d)       Providenciar todo atendimento de emergência necessária;

e)       Providenciar os árbitros das partidas;

f)        Providenciar uma pessoa para ser o anotador/mesário;

g)       Assegurar segurança no local de competição aos atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e auxiliares e membros da coordenação geral;

h)       Delimitar uma área de jogo de no mínimo 1,5 metros;

i)         Quando as equipes sediarem os jogos em casa, fica expressamente proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro, somente em lata.

Parágrafo único: Os responsáveis das canchas que sediarem os jogos da rodada serão responsáveis pelas súmulas das partidas, devendo retirá-las junto ao Departamento de Esportes e deverão fazer chegar ao mesmo, no primeiro dia útil subsequente á rodada até as 10:00 horas, a primeira via da súmula e relatório se houver.

 

CAPITULO VII

 

DA PARTICIPAÇÃO

 

Art.18° - Somente poderão participar do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”, as equipes que, entregarem a ficha de inscrição até o dia 19 de Junho 2019 ás 19:00 horas, sendo neste dia feito o Congresso Técnico e sorteio das chaves ou quaisquer alterações que constam em ata no dia do arbiral.

 

Art.19° - São condições fundamentais para que o atleta participe do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”:

a)       Ser considerado atleta do município de Realeza;

b)       Ser portador de documento de identificação expedido por Órgão Oficial;

c)       Não estar cumprindo punição;

 

Parágrafo único: Será considerado atleta do Município de realeza, quem possuir título de eleitor de Realeza até a data limite de 15/07/2019 e morar ou trabalhar no município.

 

Art. 20° - O atleta que estiver inscrito por mais de uma equipe, após a confirmação da inscrição e comprovada a autenticidade da assinatura na ficha de inscrição, não participará da competição e a equipe não poderá recompor essa vaga.

 

Parágrafo único: Ocorrendo o previsto neste artigo, caso seja comprovada autenticidade da assinatura em somente uma inscrição, o atleta estará apto a jogar pela equipe que esta devidamente inscrita.

 

 

CAPITULO VIII

 

DAS CATEGORIAS

 

Art.21° - as categorias serão divididas conforme segue:

                a)Dupla

              b)Equipe

 

Art.22° - Os atletas menores de 18(dezoito) anos de idade deverão solicitar autorização por escrito dos pais ou responsáveis para participar da competição e entregar a coordenação da competição no momento da inscrição.

 

§ 1° - O Departamento de Esportes fica isenta da responsabilidade sobre quaisquer incidentes que por ventura venha ocorrer com menores de 18 (dezoito) anos participantes da competição.

 

CAPITULO IX

 

DO CONGRESSO TÉCNICO

 

Art.23° - Por ocasião do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”, as equipes, por intermédio de seus representantes reunir-se-ão em Congresso Técnico.

 

Art.24° - O Congresso Técnico será presidido pelo Departamento de Esportes ou seu representante legal, cabendo-lhe designar um secretário.

 

Art. 25° - O Congresso Técnico será realizado ordinariamente em data a ser definida pela Coordenação Geral, antes do inicio da competição, com a seguinte ordem do dia:

a)       Avisos Gerais;

b)       Instruções especificadas;

c)       Aprovação do Regulamento Geral e Técnico;

d)       Aprovação do Sistema de Disputa;

e)       Sorteio das equipes pra composição das chaves;

f)        Demais informações que sejam necessárias;

 

Art.26° - Terá direito a voto, no Congresso Técnico, 1(um) representantes de cada equipe participante da competição.

 

Art.27° - As deliberações do Congresso Técnico serão tomadas nominalmente e por maioria de votos, cabendo ao Coordenador Geral, no caso de empate, o voto de Minerva.

 

Art.28° - Todas as decisões tomadas no Congresso Técnico serão constadas em Ata e informadas para as equipes através de resoluções da Coordenação Geral.

 

 

CAPITULO X

 

SISTEMA DE DISPUTA

 

Art.29° - O Sistema de disputa do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”, será definido pelas equipes participantes com a orientação técnica do Departamento de Esportes no congresso técnico.

 

Art.30° - O sistema de disputa será informado através de resolução e constará na tabela de jogos da competição.

 

Art.31° - somente será realizada a competição se o numero de equipes inscritas atingirem o mínimo de 04 (quatro) equipes.

 

CAPITULO XI

 

DOS PRÊMIOS

 

Art.32° - Serão premiadas as equipes participantes do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”, por categoria, conforme o que segue:

a)       1º colocado: 50% do total das inscrições + troféu e medalhas

b)       2º colocado: 25% do total das inscrições + troféu e medalhas

c)       3º colocado: 15% do total das inscrições + troféu e medalhas

d)       4º colocado: 10% do total das inscrições + medalhas

e)       Para o atleta Braço de ouro será concedido um troféu. Este troféu será dado ao atleta que fazer o maior número de pontos entre as 4 equipes que restarem para a disputa do campeonato. Em caso de empate serão observados os seguintes critérios:

a.       Melhor colocação da equipe do atleta;

b.       Atleta com maior idade, sendo considerado dia nascimento, mês e ano;

 

 

CAPITULO XII

 

DAS INFRAÇÕES E SUAS PENALIDADES

 

Art.33° - Toda e qualquer infração cometida, por pessoa envolvida com a competição, seja essa disciplinar, regulamentar ou de qualquer outra natureza, será encaminhada a Comissão Disciplinar para que sejam aplicadas as penalidades cabíveis.

 

Art.34° - A equipe deverá comparecer no local de jogo com no mínimo 01(um) atleta para ter condições de iniciar a partida. O atleta que comparecer no local e horário do jogo, deverá assinar a súmula do jogo o que comprovará seu comparecimento, podendo jogar as suas bochas e para o total da somatória geral valerá só os pontos conquistados pelos atletas presentes. Não comparecendo nenhum atleta ficará caracterizada a ausência na partida (W.O.). Todos os atletas deverão comparecer nos dias e horários marcados pelo Departamento de Esportes, sabendo que não haverá liberação para qualquer atleta, para jogar em outro horário.

Único – Conforme ficou definido em arbitral do dia 19/06/2019, somente haverá liberação de mudança de horários de jogos de equipes se houver jogos oficiais de duas categorias diferentes no mesmo horário dos jogos. Para tanto a equipe deverá retirar no Departamento de Esportes uma liberação assinada pelo Diretor de Esportes para apresentar na cancha em que for jogar.

 

Art.35° - Em caso de Agressão Física ao(s) Arbitro(s), Mesário(s), Autoridade(s) ou membros da coordenação da competição, praticada por atleta, dirigente e demais membros da equipe, a equipe faltosa será encaminhado para comissão disciplinar e passível de punição prevista no Tribunal de Justiça Desportiva.

                § 1° - O agredido deverá registrar a ocorrência junto á autoridade policial e relatar o fato em relatório do árbitro.

                § 2° - Será cobrada também para cobrir despesas médicas e hospitalares do(s) agredido(s), a equipe infratora terá a obrigação de pagar a diferença de valores que por ventura venham a ocorrer.

 

Art.36° - A equipe que se recusar, sob qualquer pretexto, a continuar uma determinada partida, será eliminada da competição e todos os atletas serão passiveis de punições impostas pela Comissão Disciplinar.

 

Art.37° - A equipe que através de seu presidente, dirigente ou atleta, falsificar ou permitir falsificação de qualquer documento, ou assinatura que dele deve constar, sofrerá as penalidades previstas do Tribunal de Justiça Desportiva.

 

 

CAPITULO XIII

 

DO ADIAMENTO, DA INTERRUPÇÃO E DA SUSPENSSÃO DA PARTIDA.

 

Art.38° - No momento da realização da partida, o árbitro (dono da cancha) é a única autoridade competente para decidir por motivos relevantes ou de força maior a interrupção ou suspensão de uma partida.

                § 1° - Uma partida somente poderá ser interrompida pelos seguintes motivos:

                a) Falta de segurança para sua sequencia;

                b) Conflito e distúrbio na cancha;

                c) Mau estado da cancha:

                d) Chuva no instante de realização do jogo;

 

                § 2° - Interrompida uma partida, o árbitro (dono da cancha) aguardara o prazo regulamentar de 30(trinta) minutos pela cessação da causa, para decidir sobre a continuidade ou não da partida.

 

§ 3° - As equipes somente poderão se ausentar da cancha com a autorização do árbitro (dono da cancha).

§ 4° - Caso uma partida seja interrompida, o arbitro (dono da cancha) relatará o ocorrido e a Coordenação Geral encaminhará para a Comissão Disciplinar julgar e tomar uma decisão sobre o ocorrido.

 

Parágrafo Único: A coordenação geral em caso de necessidade realizara a transferência de jogos até as 12hs do dia dos jogos, sendo o Departamento de Esporte responsável em definir nova data para a realização dos jogos.

 

 

TITULO II

 

REGULAMENTO TÉCNICO

 

 

CAPITULO XIV

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHA 48 – 2019 EM “DUPLA” E “EQUIPE”

 

Art.39° - Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” será realizado de acordo com as regras que dispuser este Regulamento.

 

Art.40° - O comprimento da cancha devera ser de no mínimo 10 metros e no Maximo de 13 metros, metragem essa que devera ser medida do centro do cepo até a tabua da linha de arremesso.

 

Art.41° - A bocha 48 será disputada em

  • “EQUIPE”: Será realizado os arremessos de 4 (quatro) atletas sendo descartada a menor somatória de pontos da equipe. Portanto valerá as três melhores somatória de pontos dos “trios” para o computo final da partida.
  • “DUPLA” Será realizado os arremessos de 2 (dois) atletas não sendo descartada nenhuma somatória de pontos. Portanto os arremessos dos dois atletas valerão para a computação final.

 

Art.42° - No horário marcado para o inicio da partida, todas as equipes deverão estar nas canchas em que o Departamento de Esporte divulgou a relação. Os lançamentos serão efetivados por toda a equipe (dupla ou quarteto), sendo um atleta de cada vez sem repetir os arremessadores até o número máximo de quatro atletas.

 

Art.43° - Cada atleta realizará 10 arremessos.

 

Art.44° - Na pista somente será permitido a presença dos atletas de sua equipe, os quais deverão permanecer durante os lançamentos dentro das linhas demarcatórias.

 

Art.45° - Não haverá nenhum tipo de substituição de atletas durante o campeonato.

 

Art.46° - Outras pessoas para orientar ou sob qualquer pretexto, não poderão adentrar a pista durante os lançamentos.

 

Art.47° - Fica estabelecidos o valor das bochas derrubadas:

a)       Cada bocha derrubado terá o valor de 05 (cinco) pontos;

b)       O “balim” terá o valor de 10(dez) pontos;

 

Parágrafo Único: Para valer o ponto de cada bocha a mesma deverá ser derrubada do cepo. Se a bocha lançada bater na proteção ou no chão antes de atingir a bocha do cepo, as bochas derrubadas não serão computadas.

 

Art.48° - Todas as “Equipes” e “Duplas” deverão jogar em todas as canchas autorizadas pelo Departamento de Esportes, conforme tabela divulgada a qual deverá ser cumprida por todos os participantes do campeonato.

 

Art.49° - Para efeito de classificação, a contagem de pontos será por somatória de pontos.

 

Art.50° - A ripa ou tábua que delimitará o local dos arremessos não deverá ter mais que 10 centímetros de altura. Os atletas não poderão ultrapassar a ripa demarcatória até que a bocha toque o cepo ou o chão. Caso o atleta ultrapasse a ripa, antes que toque o chão ou o cepo a bocha será “queimada”.

 

Art.51° - A bocha que for lançada e tocar algum local ou objeto antes do cepo, a mesma será “queimada”.

 

Art.52° - A bocha que for lançada tocar no cepo primeiro, mesmo sem atingir qualquer bocha e algumas dessas bochas caírem do cepo o tiro será considerado válido e as bochas que caírem serão validadas.

 

Art.53° - Os árbitros e mesários ou donos das canchas serão responsáveis em relatar qualquer acontecimento que venha a ocorrer nos jogos, que infrinjam as regras do jogo e do Regulamento da Competição, sendo que é através deste que a Comissão Disciplinar se baseará para proceder ao julgamento.

 

Art.54° - O cepo deverá ter no máximo 10 centímetros de altura e estar no nível. O cepo deverá ter entre 40 e 45 cm de diâmetro.

 

Art.55° - As equipes deverão usar as bochas oficiais da cancha em que está sendo realizado o seu jogo, sendo proibido o uso de suas bochas particulares.

 

 

CAPITULO XV

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art.56° - Toda e qualquer comunicação da Coordenação Geral do Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” será feita através de Nota Oficial, através das rádios e durante a competição de Boletim Oficial.

 

Art.57° - A Coordenação Geral, Secretaria Geral e a Comissão Técnica reservam-se o direito de a qualquer época, oferecerem denuncias a respeito de irregularidades que contrariem dispositivos previstos neste Regulamento e encaminhá-las a Comissão Disciplinar, a quem caberá o julgamento com pleno direito de presença e defesa da equipe ou pessoa denunciada, nos termos do Tribunal de Justiça Desportiva ( T.J.D.).

 

Art.58° - Após o encerramento do prazo de inscrições, a Coordenação Geral colocará a disposição das equipes participantes a relação de todos os atletas inscritos e suas respectivas equipes.

 

Art.59° - O arquivo da competição, ficara em poder do Departamento de Esporte do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”.

 

 

CAPITULO XVI

 

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

 

Art.60° - A equipe que deseja empreitar um protesto ou recurso, terá o prazo de 08 (oito) horas úteis, a contar no dia seguinte ao término do jogo envolvendo a possível irregularidade que deverá ser entregue na Coordenação Geral, juntamente com o protesto escrito, uma taxa no valor de R$ 500,00 (Quinhentos Reais).

 

Parágrafo Único: Em caso de ganho de causa do protesto ou recurso, 100% (cem por cento) do valor entregue serão devolvidos a parte requerente e, em caso de perda de causa o valor não será restituído, sendo depositado aos cofres público municipal.

 

Art.61° - as datas definidas de prazo ou obrigações e encargos podem ser mudados pelo Departamento de Esportes em decorrência do período marcado para a realização do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe” para adequá-las ás necessidades.

 

 

CAPITULO XVII

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art.62° - A competição será realizada de acordo com o Regulamento Geral e Técnico do Campeonato Municipal de bochas 48 – 2019 em “Dupla” e “Equipe”.

 

Art.63° - Os jogos das finais serão feitos na cancha da equipe que tiver o melhor retrospecto. E nesta cancha obrigatoriamente se fará a decisão do 1º e do 3º lugar.

 

Art.64° - Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pelo Departamento de Esportes.

 

Art.65° - Este documento entra em vigor nesta data, Realeza, PR

 

19 de Junho de 2019.

 

 

 

Departamento de Esportes

Jonas Luiz Busatta