DEPARTAMENTO DE ESPORTES
REGULAMENTO GERAL
CAPITULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que rege o campeonato municipal de bochas.
ART. 2º - A equipe que participar será conhecedor da legislação esportiva aplicável deste regulamento, no que diz respeito nos seus direitos e deveres.
ART. 3º - É de competência do Departamento Municipal de Esporte interpretar este regulamento, zelar pela sua execução e resolver casos omissos.
CAPITULO II – DA FINALIDADE
ART. 4º - Promover a integração sócio-esportiva entre as varias representações do município e as pessoas que as integram;
· Propiciar o desenvolvimento integral do cidadão realezense como ser social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania;
· Compensar os efeitos nocivos da vida moderna, contribuindo para preservação e promoção da saúde humana.
· Valorizar a família através do esporte propiciando alegria e lazer aos participantes.
CAPÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO
ART. 5º - Durante a realização do campeonato de bochas caberá ao Departamento Municipal de Esportes:
A) Elaborar a tabela dos jogos, bem como definir os horários e locais;
B) Convocar os participantes para reuniões, sempre que se fizer necessário;
C) Receber e encaminhar através do CJDD – Comissão de Justiça e Disciplina Desportiva, os recursos impetrados pelas equipes, ficando estabelecida a taxa de 500,00 (Quinhentos reais) para a equipe que entrar com recurso;
D) Orientar e supervisionar a modalidade em disputa.
CAPÍTULO IV – DA MODALIDADE E DA PARTICIPAÇÃO
ART. 6º - O campeonato será disputado em uma única modalidade: bochas em dupla Feminino.
- Poderão participar todos os atletas, desde que não estejam cumprindo suspensão no Departamento de Esportes.
- Só poderão participar atletas do sexo feminino.
- Não será permitida o troca de atletas durante a competição.
ART. 7º - Haverá uma tolerância de até 15 minutos para o inicio do primeiro jogo, sendo que em caso do não comparecimento de alguma equipe, o jogo seguinte só poderá ter inicio antes do horário determinado se ambas as equipes estiverem completas.
ART. 8º - Poderão jogar nesta categoria atletas que possuem o título de eleitor, ou que moram, ou que trabalham no município ou que possuem algum vínculo com a comunidade de se faz divisa com outro município.
Atletas de menor idade poderão participar desde que os pais comprovem residência e se responsabilizem pelos mesmos.
ART. 9º - Um mesmo atleta poderá inscrever–se apenas em uma equipe, caso inscreva–se em mais de uma, o mesmo será eliminado da competição.
ART. 10º - O número de atletas inscritos é de 2 (dois) atletas por equipe. Não haverá substituição.
ART. 11º - Será permitida a inscrição de apenas duas atletas e caso uma das atletas não se fizer presente no local e horário previsto, a equipe poderá jogar com apenas uma atleta, porém, com apenas duas bochas. Se não comparecer nenhuma atleta, a equipe é considerada incompleta, perdendo assim por w x o e o resultado a ser considerado é de 12x00..
Os atletas que não comparecerem (WxO) por motivo justificado, sofrerá as punições previstas.
ART. 12º - As inscrições serão gratuitas
ART. 13º - As inscrições de atletas deverão ser feitas até o primeiro dia de jogo.
CAPITULO V: DAS IRREGULARIDADES
ART. 14º - Todo e qualquer recurso deverá dar entrada no Departamento Municipal de Esportes até as 16:00 hs, do primeiro dia útil após o dia do acontecimento, obedecendo aos critérios do artigo nº 5 letra “c”, mediante o acompanhamento de provas e a taxa 500,00 (quinhentos reais). Se a equipe tiver razão quanto ao recurso impetrado, o dinheiro volta para a equipe. Se não tiver, vai para uma entidade assistencial do nosso município.
ART. 15º - Todo e qualquer ato de indisciplina, ou qualquer irregularidade que o atleta cometer, seja na condição de jogador ou torcedor, será registrado na súmula do jogo e a seguir tomado as providencias necessárias, passível de punição pela Comissão de Justiça e Disciplina de acordo com o código de Justiça e Disciplina Desportiva do estado do Paraná .
ART. 16º - A equipe que após ter sido comunicada da irregularidade de algum jogador e mesmo assim permanecer com tal atitude, será penalizado de acordo com o referido código, seguindo o campeonato conforme está independente dos jogos que esta equipe já teve, não retrocedendo. A equipe será automaticamente desclassificada, e a suspensão será válida para todas as competições organizadas pelo Departamento de Esportes.
ART. 17º - Todo atleta ou dirigente que utilizar–se de meios de comunicação para criticar decisões tomadas em reuniões onde a maioria presente entrou em consenso, tentando desmoralizar o trabalho e tumultuar o bom andamento da competição, se for réu primário terá um ano de suspensão, reincidente, três anos sendo eliminado de todas as competições organizadas pelo Departamento Municipal de Esportes.
CAPÍTULO VI : DA PREMIAÇÃO
ART. 18º - A premiação será a seguinte:
Do 1º ao 3º colocado um troféu para a equipe e medalhas à todas os atletas.
A premiação será entregue em data e local a ser marcado.
CAPÍTULO VII: DA PONTUAÇÃO E CRITÉRIO DE DESEMPATE
ART. 19º - Para efeito de desempate, na fase de classificação por chaves (1ª Fase) serão utilizados os seguintes critérios:
a) – Entre 2 (duas) equipes:
a – 1) CONFRONTO DIRETO; (1-Vitórias; 2-Saldo Bochas; 3-Maior n. Bochas)
a – 2) NÚMERO DE VITÓRIAS EM TODAS AS PARTIDAS DA CHAVE;;
a – 3) SALDO DE BOCHAS EM TODAS AS PARTIDAS DA CHAVE;
a – 4) MAIOR NÚMERO DE BOCHAS EM TODAS AS PARTIDAS DA CHAVE;
A – 5) SORTEIO;
b) Entre 3 (três) ou mais equipes:
b – 1) Saldo de bochas nas partidas realizadas entre si na chave;
b – 2) Saldo de bochas em todas as partidas da chave;
b – 3) Maior número de bochas em todas as partidas da chave;
b – 4) Sorteio;
Único: Para a sequencia das partidas nas fases eliminatórias ou “mata-mata”, para direitos de mando de cancha levar-se-á em conta a melhor campanha, somando todas as fases, desde que o número de equipes das chaves seja igual. Se o número de equipes não for o mesmo valerá a melhor campanha fase por fase.
- O sistema de pontuação para classificação no grupo será:
- 1 (um) ponto na vitória por partida.
- Em caso de empate nas fases “mata-mata”:
O primeiro critério a ser observado será “vitórias” e saldo de bochas. Se houver necessidade de ter um terceiro jogo, este será feito em uma cancha neutra á das equipes competidoras em local, data, horário e cancha à ser determinados pelo Departamento de Esportes sendo esta cancha pertencente as disputas do campeonato.
- Se houver acordo entre as equipes empatadas, a respeito da cancha, as mesmas deverão comunicar o Departamento de Esportes para a emissão da súmula da partida e determinação do local.
ART. 20º – O sistema de disputa para classificação será um jogo de ida e um de volta.
ART. 21º - O campeonato será disputado nos domingos a partir das 14:00hs, podendo ser realizados em outras datas em comum acordo entre as equipes.
ÚNICO: Quando da necessidade de classificar uma ou mais equipes por Critério Técnico, se o número de equipes em todos os grupos for igual, a equipe que obtiver maior somatória de pontos (vitória/empate/derrota) em todos os jogos da fase será a classificada. Permanecendo o empate ou se o número de equipes em pelo menos um dos grupos for diferente, utilizar-se-ão os seguintes critérios:
1.1. Média de bocha average (nº de bocha recebidos divididos pelo nº de bocha feitos, divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor coeficiente);
1.2. Média de bocha pró (nº de bocha feitos divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o maior coeficiente);
1.3. Média de bocha contra (nº de bocha recebidos divididos pelo nº de jogos efetuados na fase. Classifica-se o menor coeficiente);
1.4. Sorteio.
OBSERVAÇÕES:
· Utilizar-se-á inicialmente o primeiro critério. Em caso de empate e haja a necessidade de classificar mais uma ou mais equipes, passa-se ao segundo critério e assim por diante.
· Quando na fórmula constar como zero, o resultado obtido pela própria equipe (pontos, partidas, gols, sets), esta fórmula deverá ser descartada, já que não existe divisão por zero (matemática).
CAPÍTULO VIII : DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ART. 22º - O campeonato de bochas será disputado de acordo com as regras oficiais da sul americana de bochas.
ART. 23º - Não será obrigatório o uso de uniforme. As atletas impossibilitadas de usar calçado poderão jogar de chinelo.
ART. 24º - Todas as partidas serão disputadas até 12 (doze) pontos.
ART. 25º - Não será autorizada a substituição de atletas.
ART. 26º - Os jogos serão disputados em todas as canchas do município que apresentarem equipe;
ART. 27º - A comunidade que não tiver cancha deverá apresentar uma cancha junto ao Departamento de Esportes para realização dos seus jogos, sendo descartadas as canchas sintéticas.
ART. 28º - Fica a critério da equipe visitante o uso das bochas do mandante do jogo ou das suas bochas.
ART. 29º - As equipes não terão direito a passeios.
ART. 30º - É de responsabilidade do bairro ou comunidade fornecer as bochas e deixar a cancha em condições de jogo.
ART. 31º - A arbitragem é de inteira responsabilidade da equipe que está oferecendo a cancha. Se houver necessidade de ter o terceiro jogo em cancha neutra, as equipes, da mesma forma serão responsáveis pela arbitragem.
ÚNICO: Nas semifinais serão indicados juizes neutros para as disputas dos jogos, desde que for verificada a necessidade.
ART. 32º - É dever das equipes retirar as súmulas e passarem os resultados dos jogos para o Departamento de Esportes.
Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do evento.
Departamento de Esportes
Jonas Luiz Busatta
REGULAMENTO TÉCNICO DA FORMA DE DISPUTA
(Camp. Municipal de Bocha Feminino em Dupla – 2020)
BOCHA FEMININO / 2020
1º FASE – FASE CLASSIFICATÓRIA (13 equipes)
ü As 13 equipes formarão 4 (três) Chaves, sendo que a Chave “A” terá 4 (quatro) equipes e as Chaves “B, C, e D” terão 3 (três) equipes cada, jogando todas as equipes entre si, no sistema de “ida e volta” dentro da chave.
ü Classificam-se as duas equipes melhores colocadas de cada chave (1º e 2º lugar).
2º FASE – ELIMINATÓRIA (8 EQUIPES)
3º FASE – SEMIFINAL (4 EQUIPES)
4º FASE – FASE FINAL
v O vencedor de cada jogo disputará o 1º e o 2º lugar
v O perdedor de cada jogo disputará o 3º e o 4º lugar
Departamento de Esportes
Jonas Luiz Busatta